quinta-feira, 31 de julho de 2014

 Tigre-de-bengala



 Apesar de a caça desta espécie ser ilegal, esse é um dos principais motivos de esta ser uma das espécies mais ameaçadas de extinção de entre os grandes felinos. O outro motivo que tem levado ao decréscimo do número de indivíduos desta espécie é a desflorestação, que faz com que os animais dos quais o tigre se alimenta comecem a desaparecer, o que faz com que o mesmo aconteça com o tigre.


  A esperança média de vida do tigre-de-bengala ronda os 26 anos, quando este se encontra em liberdade, vivendo no seu habitat natural. Uma ninhada de tigres de bengala costuma ser de dois ou três filhotes, embora por vezes sejam visualizadas ninhadas de quatro filhotes.

 O tigre-de-bengala pode medir entre os 90 centímetros e 1 metro de altura, sendo que no caso das fêmeas o seu comprimento (da cabeça à ponta da cauda) varia entre 1,14 e 2,60 metros e, no caso dos machos, entre 2,60 e 3 metros. Ao passo que um tigre-de-bengala macho costuma pesar entre 266 e 302 kg, a fêmea apenas deverá pesar entre 210 e 252 kg.




 O tigre-de-bengala é um excelente caçador, alimentando-se de bichos pequenos, tais como veados, aves e macacos, e também de animais maiores, como por exemplo o gauro que é uma das subespécies de búfalo asiático (de tamanho superior ao do búfalo africano).  Alguns tigres de bengala alimentam-se ainda de filhotes de elefante e de rinocerontes, existindo até alguns relatos de tigres que se alimentam de elefantes e rinocerontes adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário